Você está obtendo a melhor experiência de vida que seu patrimônio é capaz de proporcionar?

Overclub Falily Office

Quando se trata de investir, o padrão atual de retorno sobre investimento (Return on Investment ou simplesmente ROI) pode ser limitado, adicionando uma pressão contraproducente.

Muito do ROI não está sob nosso controle. Podemos diversificar os investimentos – sempre uma boa estratégia – mas não podemos controlar o desempenho dos mercados ou como os eventos globais afetam os mercados. Assim como os meteorologistas podem prever o clima, mas ainda assim estar errados, podemos tentar prever e planejar as agitações do mercado, mas não podemos controlá-las.

É importante equilibrar o retorno dos investimentos com o Return on Life ou retorno sobre a vida (ROL). O ROL é definido como: “Quão bem você está vivendo a vida que deseja, com o patrimônio que tem”.

Aqui estão alguns indicadores-chave de ROL:

  • Viver bem dentro de suas possibilidades
  • Investir tempo, energia e recursos em pessoas e compromissos que o energizam
  • Permitir-se ter experiências e realização sempre que possível
  • Não se comparar com outras pessoas que vivem em uma circunstância diferente da sua
  • Viver com propósito
  • Não permitir que sua identidade seja definida por números

Assim como o dinheiro é uma barco que pode ajudá-lo a navegar para onde você quer ir na vida, é importante controlar seu dinheiro, em vez de deixar que ele controle você. Quando você se concentra em ROL, seus investimentos servem a você, e não vice-versa.

A melhor conversa financeira que você já teve é ​​se perguntar: “Quem e o que realmente me faz feliz na vida?” e, em seguida, organize suas finanças para manter essas pessoas e experiências na frente e no centro de sua vida.

Muitas vezes, quando se trata de nossas vidas financeiras, não olhamos para o quadro geral. Em vez disso, movemos peças substituindo investimentos, apólices de seguro, dívidas, compras e afins – ao mesmo tempo que prestamos muito pouca atenção às perspectivas holísticas e de longo prazo.

Você pode ter ouvido que todo problema de dinheiro deve e pode ser resolvido por meio de uma fórmula: “Vamos pegar sua idade, a quantidade de dinheiro em sua carteira, fazer alguns cálculos e pronto! Aqui está a resposta para a sua vida.”

Como você pode equilibrar a balança entre fatores quantitativos e qualitativos no desenvolvimento de um plano financeiro? Concentrando-se no ROL – e garantindo que você preste tanta atenção às suas metas não financeiras quanto às financeiras.

Esses cálculos são importantes e necessários, mas funcionam apenas se você entender as metas qualitativas que seus investimentos devem financiar. No modelo de planejamento financeiro tradicional, os principais componentes incluem gestão de ativos, gestão de riscos, gestão de dívidas, planejamento tributário, planejamento sucessório e planejamento de renda. Embora cada área seja essencial para o seu bem-estar financeiro, há um pressuposto subjacente inerente à abordagem exclusivamente quantitativa usada para desempenhar essas funções: todos são essencialmente iguais e a única coisa que realmente precisa mudar de uma pessoa para outra é quais números são inseridos na fórmula. Esta provavelmente não é uma suposição que você gostaria que alguém fizesse sobre você.

Seus valores e princípios com o dinheiro não são os mesmos dos outros, nem deveriam ser. O aspecto mais importante a ser derivado dos números é alcançar a qualidade de vida que você deseja. Os números não existem para conduzir a vida, mas para sustentá-la.

Como muitas pessoas veem a aposentadoria como um precipício puramente econômico do qual pularão quando chegarem aos 60 anos, elas fizeram pouco – ou nenhum – trabalho em todas as questões da vida que acompanham essa transição.

É importante que sua vida antes e durante a aposentadoria seja desafiadora e agradável.

Quando você alcança o equilíbrio – e, como resultado, a verdadeira liberdade financeira – ainda será confrontado com problemas que surgem organicamente com a aposentadoria. Esses vários problemas incluem o seguinte:

  • Como você gasta melhor seu tempo e energia
  • Como você lida com sua saúde e bem-estar pessoal
  • Como você continua a se desafiar
  • O papel que você desempenha no futuro de seus pais e/ou filhos
  • O tipo de legado que você deseja deixar
  • Sua definição de sucesso

É importante entender o impacto do dinheiro em todas as áreas da sua vida. Ao se envolver em um processo de planejamento financeiro com foco no que está acontecendo em sua vida – ajustado financeiramente para facilitar esses acontecimentos – você alcançará o objetivo final de usar seu dinheiro para criar uma vida melhor.

Leia também: Lifestyle Management: Como o gerenciamento de estilo de vida te ajuda a viver mais feliz

Siga nosso Instagram: @overclubfamilyoffice

Compartilhe:

Publicado por

Walter Moreira Neto, CFP®

Graduado pela Macquarie University (Business) e Masters em International Business pelo International College of Management Sydney (ICMS), morou em Shanghai, China, onde concluiu sua tese "Real Estate in China" pela Fudan University.
Sócio-fundador do Overclub Family Office e Ryde Corretora de seguros, é Consultor de Valores Mobiliários autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Planejador Financeiro, CFP®️

Overclub Falily Office

Deixe um Comentário