Aposente-se com intenção de obter o melhor “Return on Life”

Overclub Falily Office

Return on Life (ROL) como é dito em inglês ou simplesmente Retorno sobre a vida, é definido como: “Quão bem você está vivendo a vida que deseja, com o patrimônio que tem”.

Muitos recém aposentados se sentem perdidos em sua profissão. Mas, muitas vezes, o que realmente falta é o senso de propósito que suas carreiras lhes deram. Mesmo que você não amasse tudo em seu trabalho, o trabalho deu um senso de significado aos seus dias, à medida que você colocava suas habilidades em bom uso além de prover para si mesmo e sua família. É por isso que nosso processo de Planejamento Centrado na Vida coloca uma ênfase forte na preparação da transição do trabalho para uma nova fase de vida, onde o próprio propósito pode ser redefinido e até aprofundado.

Return on Life

Responder a essas duas perguntas pode ajudá-lo a encontrar esse propósito e continuar tendo a melhor vida possível com o dinheiro que você tem nesta nova fase.

1 – O que é importante para mim?

Em circunstâncias normais, os novos aposentados geralmente passam semanas, meses ou até anos fazendo um balanço de suas vidas e reavaliando suas prioridades.

A pandemia, e agora a guerra na Ucrânia, aceleraram esse processo de reflexão para muitos. Quando o futuro parece incerto, tendemos a nos apegar às coisas das quais temos certeza: nossos entes queridos, nossas paixões, os objetivos que queremos realizar.

A boa notícia é que esses elementos fundamentais da vida são exatamente os quais quem está nesta fase de viver de renda pode construir sua aposentadoria. Mesmo que decida ter um emprego de meio período ou fazer parte do conselho administrativo da empresa, você terá alguma flexibilidade para incluir as pessoas e atividades que dão sentido à sua vida em sua nova agenda de aposentadoria.

Para muitos, uma semana de aposentadoria ideal combina pequenos prazeres cotidianos com progresso em metas de longo prazo. Você pode agendar alguns almoços à tarde ou partidas de tênis com amigos aposentado. Enquanto você prepara para aquela grande viagem da “lista de desejos” para a Europa, você pode fazer algumas viagens extras de fim de semana para assistir seu neto jogar futebol.

Não há maneira certa ou errada de orientar sua aposentadoria em torno das coisas que são mais importantes para você e, em muitos casos, o processo envolve algumas tentativas e erros. O Mapa Patrimonial Overclub pode ajudá-lo a obter clareza sobre o que realmente importa. Então, podemos filtrar essas coisas em um rascunho da sua Semana Ideal na Aposentadoria.

2 – Como posso usar meus recursos para fazer a diferença?

Três dos recursos mais valiosos de um aposentado são dinheiro, energia e tempo. Muitos de nossos clientes nos disseram que quanto mais velhos ficam, mais valor atribuem aos dois últimos.

O que não é minimizar a importância do dinheiro. Você deve se orgulhar de todo o trabalho duro que colocou na construção de seu patrimônio. Agora que você não está mais focado em economizar e investir, abrace as possibilidades de diversão, relaxamento, conexão e propósito que seu dinheiro oferece.

Pense também nas causas que podem se beneficiar de sua generosidade, o legado que você pode deixar ao iniciar sua própria fundação familiar.

Então, pense em como você pode ir além do dinheiro.

Fazer fortes conexões entre seus recursos e o que é mais significativo para você será a chave para descobrir seu propósito na aposentadoria. O processo nem sempre é fácil e raramente segue uma linha reta. Mas pode ser uma das jornadas mais gratificantes que você fará. Estamos sempre disponíveis para ajudá-lo a planejar o seu próximo passo.

Leia também: Como gastar mais e obter mais retorno sobre a vida na aposentadoria

Siga nosso Instagram: @overclubfamilyoffice

Compartilhe:

Publicado por

Walter Moreira Neto, CFP®

Graduado pela Macquarie University (Business) e Masters em International Business pelo International College of Management Sydney (ICMS), morou em Shanghai, China, onde concluiu sua tese "Real Estate in China" pela Fudan University.
Sócio-fundador do Overclub Family Office e Ryde Corretora de seguros, é Consultor de Valores Mobiliários autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Planejador Financeiro, CFP®️

Overclub Falily Office

Deixe um Comentário