Como gastar mais e obter mais retorno sobre a vida na aposentadoria

Overclub Falily Office

Retorno sobre a vida ou ROL (Return on Life) como é dito em inglês, é definido como: “Quão bem você está vivendo a vida que deseja, com o patrimônio que tem”.

Para muitas pessoas que passam a carreira inteira seguindo um plano financeiro, poupar e investir não é apenas um compromisso, é uma mentalidade. E pode ser muito desafiador mudar de uma mentalidade de “economizar” para uma mentalidade de “gastar” quando já se está na fase de desfrutar. É quase como se não pudesse se dar a permissão para desfrutar de seu próprio dinheiro!

Se isso é familiar para você ou seu cônjuge, aqui estão três perguntas que você pode discutir com seu Family Office para ajudá-lo a obter um maior retorno sobre a sua vida principalmente na fase de viver de renda.

1. Vou sobreviver ao meu dinheiro?

Ficar sem dinheiro cedo demais é provavelmente a preocupação número um entre as pessoas que estão na fase de viver de renda e que vivem muito abaixo de suas possibilidades. Nenhum idoso quer se tornar um fardo para seus filhos adultos ou enfrentar uma crise de saúde repentina ou uma crise habitacional que arrase com suas economias.

Embora um bom Family Office possa ajudá-lo a fazer projeções mais detalhadas, um primeiro passo fácil é começar a reduzir despesas desnecessárias ao se aposentar. Cancele assinaturas e associações que você não está usando. Tire seus filhos adultos do seu plano de celular. Venda aquele segundo ou terceiro carro que você nunca usa. E pague dívidas com juros altos, como cartões de crédito.

Agora você pode criar um orçamento mensal. Não se esqueça de incluir seus novos prêmios de assistência médica.

Por fim, compare suas despesas mensais com sua taxa de retirada anual e qualquer renda que você ganhe com o trabalho. Para uma maior tranquilidade, considere adicionar uma reserva de emergência à sua carteira de investimentos que inclua dinheiro suficiente para cobrir seis meses a um ano de despesas. E se você não gostar da soma desses números, converse com seu consultor sobre quais ajustes você pode fazer.

2. Meu plano permanecerá no caminho certo durante as transições e volatilidade da vida?

Uma das razões pelas quais adoramos o planejamento patrimonial Overclub é que ele nos permite traçar suas próximas transições de vida e planejar com antecedência.

Por exemplo, se soubermos que você deseja se mudar para um condomínio à beira-mar em 5 anos, podemos começar a ajustar vários indicadores em seu plano financeiro para apoiar esse objetivo, além de estarmos atentos aos aportes que você deseja fazer para a mensalidade da faculdade de sua neta em 7 anos. Melhor ainda, planejando o que está à frente, podemos construir alguma flexibilidade para que seu plano esteja pronto se uma meta mudar ou surgir uma emergência financeira.

Em relação à volatilidade do mercado, se você tiver um portfólio diversificado e caixa, seu consultor poderá ajudá-lo a se reequilibrar conforme necessário para aproveitar novas oportunidades e lidar com interrupções de curto prazo. À medida que você envelhece, também é comum transferir uma parte de seus ativos para investimentos mais conservadores que o ajudarão a manter seu estilo de vida atual e garantir sua segurança mais tarde na aposentadoria.

3. Quando devo começar a fazer caridade?

Se um estilo de vida conservador está mantendo você confortável e permitindo que você e seu cônjuge se divirtam, talvez você não precise gastar mais do que já gasta.

Em vez disso, pense em mudar algumas de suas metas de caridade do seu plano sucessório. Pode ser mais gratificante ver sua generosidade em ação agora se você ajudar um membro da família a se levantar ou contribuir para uma instituição de caridade que é importante para você. Você pode até começar sua própria fundação familiar e envolver seus herdeiros na construção de uma missão duradoura.

Pronto para começar a ter a melhor vida possível com o dinheiro que você tem? Marque um horário para trabalhar por meio de nossas ferramentas de planejamento patrimonial centrado na Vida e você verá uma gama mais ampla e satisfatória de possibilidades para sua aposentadoria.

Siga nosso Instagram: @overclubfamilyoffice

 

Compartilhe:

Publicado por

Walter Moreira Neto, CFP®

Graduado pela Macquarie University (Business) e Masters em International Business pelo International College of Management Sydney (ICMS), morou em Shanghai, China, onde concluiu sua tese "Real Estate in China" pela Fudan University.
Sócio-fundador do Overclub Family Office e Ryde Corretora de seguros, é Consultor de Valores Mobiliários autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Planejador Financeiro, CFP®️

Overclub Falily Office

Deixe um Comentário