Conheça nossos serviços

Uma vida bem vivida não se resume a acumular riquezas, mas sim colecionar memórias, histórias, alegrias e conquistas.

Planejamento Patrimonial

Motivo número 1 pelo qual uma família deveria procurar um Multi Family Office. No Overclub, nós acreditamos que a administração da riqueza de uma família deva ser planejada e administrada de uma forma global e integrada. Um plano de ação detalhado é imprescindível para a preservação do estilo de vida da família em quaisquer circunstâncias.

1

Mapa Patrimonial

Entender onde você está hoje e aonde quer chegar é imprescindível para a elaboração de um plano de ação seguido de um adequado monitoramento. É comum ver famílias delapidarem um elevado patrimônio simplesmente por não terem conhecimento do quanto podem gastar.

Além disso, alguns eventos de transição são mais prováveis do que imaginamos ao longo da vida. Uma emergência médica, a ausência precoce do principal provedor da família, um aumento de tributos, uma mudança de residência para outro país, o nascimento de um novo membro da família, entre outros.

Planejar é melhor do que remediar. Tomar conhecimento desses potenciais eventos nos permite elaborar estratégias que evitam que o patrimônio seja arruinado.

2

Estratégia Global e Integrada

Quando observadas de forma individual, algumas soluções patrimoniais, como por exemplo a constituição de uma Holding, a aquisição de um seguro de vida, ou a diversificação de investimentos em várias instituições, parecem fazer sentido. Entretanto, quando analisadas em conjunto, essas soluções se mostram pouco eficientes, demasiadamente sofisticadas, e mais onerosas que o necessário.

Gestão global de patrimônio

Com o Mapa Patrimonial traçado, partimos para a Gestão Global de Patrimônio, que começa com a identificação dos objetivos, desejos, preocupações e recursos da família.

Após esta fase, é elaborada uma política de investimentos que estabelece as diretrizes para a alocação macro de recursos, considerando, além das classes de ativos, a diversificação geográfica ideal.

A última etapa é a definição de quais instituições e ativos serão utilizados.

O Overclub não recebe remuneração de terceiros, o que torna nosso trabalho de seleção dos melhores ativos nacionais e internacionais isento de conflito de interesse.

1

Planejamento de Investimentos no Exterior

Planejamos e coordenamos a elaboração da correta estrutura no exterior para investimentos financeiros, aquisição de imóveis e outros bens, visando proteção patrimonial, ganho de eficiência na gestão de recursos e minimização de impostos.

2

Consolidação Patrimonial

Dados dispersos são transformados em informações inteligentes no “Relatório Overclub”. Desta forma, é possível gerenciar e se certificar que as estratégias implementadas estão de acordo com o planejamento patrimonial.

O Relatório Overclub consolida em um único extrato as posições de investimentos financeiros em qualquer instituição, tanto local quanto no exterior, além de todo o patrimônio imobilizado.

Proteção Patrimonial

Quando se tem patrimônio, há pelo menos duas maneiras que se pode vir a perder tudo: um grande problema de saúde, inclusive com pessoas que ama, e Responsabilidade Civil.

Em um planejamento patrimonial bem feito, o foco é a exposição ao risco patrimonial. Se houvesse a necessidade de realizar uma cirurgia de emergência, em que a taxa de sucesso nos EUA é 80% maior do que a mesma cirurgia realizada no Brasil, você provavelmente não hesitaria em pegar o avião e viajar para fora, mesmo se a cirurgia custasse 10 vezes mais. É muito importante que o seguro saúde, tanto seu quanto das pessoas que ama, cubra este desembolso, inclusive fora do país.

Planejamento Sucessório

Quando do evento de sucessão, perguntas como “O que acontecerá com meu patrimônio e com minha família quando eu não estiver mais aqui?” já deveriam ter sido respondidas e um planejamento sucessório implementado para facilitar o acesso da família ao patrimônio global com a menor carga tributária possível.

1

Minimização Tributária

O processo de sucessão no Brasil pode ser extremamente oneroso, mas não se compara ao de países desenvolvidos.

Uma correta alocação patrimonial, diversificada globalmente, precisa levar em consideração as implicações dos impostos quando da sucessão.

Sendo assim, a elaboração de um planejamento sucessório é fundamental para garantir a transferência de bens.

2

Liquidez para Liberar Inventário

Grandes oportunidades acontecem quando herdeiros “queimam” patrimônio, como por exemplo imóveis e aplicações financeiras, para liberar inventário e restabelecer o padrão de vida ao qual estão acostumados.

Planejar-se para ter um capital livre de inventário evita o comprometimento desnecessário do patrimônio.

3

Mitigação de Conflitos Familiares

A divisão do patrimônio entre herdeiros, quando da sucessão, não necessariamente levará em conta os desejos e as vontades de cada herdeiro, mas sim o valor financeiro dos bens.

A fim de evitar disputas e aborrecimentos, é importante a constituição em vida de um planejamento sucessório que determine e facilite a participação de cada herdeiro no patrimônio.