Qual história gostaria que os outros contassem a respeito da sua vida?

Overclub Falily Office

“Quero que eles não apenas façam o que é legal (juridicamente), obviamente, mas quero que julguem cada ação pela forma como apareceriam na primeira página do jornal local”.

Esse é o Warren Buffett descrevendo como ele quer que seus 330.000 funcionários da Berkshire Hathaway trabalhem todos os dias.

Imaginar como sua própria vida ficaria na página impressa pode ser um exercício útil quando você está construindo um Mapa Patrimonial focado em obter a melhor experiência de vida que seu patrimônio pode te proporcionar. Afinal, o objetivo de um bom planejamento patrimonial não é apenas ganhar mais dinheiro. É cultivar ativos que o ajudem a viver uma vida que o satisfaça e da qual você se orgulhe.

Ao pensar sobre a história de sua vida, faça a si mesmo estas três perguntas para refletir sobre o que aconteceu até agora para que possa escrever um rascunho inspirador dos capítulos à que estão por vir.

1 – Quais objetivos alcancei?

Um legado repleto de histórias positivas não acontece por acaso. As pessoas mais felizes e bem-sucedidas geralmente são aquelas que vivem suas vidas de forma mais intencional. Em vez de esperar que a vida aconteça com eles, eles sonham grande, estabelecem metas e trabalham duro todos os dias para progredir.

Se você quer ser visto como um realizador consistentemente alto, comece pequeno. Identifique uma ou duas metas que você gostaria de alcançar em seis meses a um ano que estão em linha com metas gerais maiores. Em seguida, divida essas metas em etapas práticas diárias.

O melhor sobre esta técnica é que você pode aplicá-la a praticamente qualquer aspecto de sua vida. Metas financeiras de longo prazo podem começar com uma simples redução em idas a restaurantes para aumentar as contribuições mensais para sua independência financeira. Um objetivo de condicionamento físico pode começar com uma longa caminhada todas as manhãs. E criar sua própria empresa dos sonhos pode começar com uma aula online que você faz para aprender uma nova habilidade ou obter uma nova certificação.

2 – Como aprendi com os erros que cometi?

Nenhuma jornada de vida evita todos os obstáculos no caminho. Houve, e talvez haverá, momentos em que você faz a escolha fácil em vez da escolha certa. Você fará coisas que machucarão os outros ou envergonharão a si mesmo. Você pode perder a perspectiva e colocar seus amigos e familiares atrás de coisas que não são tão importantes.

Tente aceitar que esses tipos de erros, eles são praticamente inevitáveis. Mas você vai deixar esses erros definirem sua vida? Ou você quer que as pessoas se lembrem de como você respondeu, se recuperou, fez as pazes, corrigiu o curso e saiu do outro lado como uma pessoa melhor, mais evoluída e mais atenciosa? Quando você estiver olhando para trás em sua vida daqui a décadas, essas histórias de aprendizado e crescimento serão muito mais importantes do que os tropeços ao longo do caminho.

3 – Como eu impactei os outros?

Muitas pessoas não começam a pensar no planejamento de seu legado até que estejam aposentadas e chegando ao fim de suas vidas. Mas seu legado é maior do que o que você deixou de herança. Seu legado é definido pelas ações que você toma e pelas escolhas que você faz todos os dias.

Você pode não amar tudo sobre o seu trabalho. Mas você pode optar por ir todas as manhãs com um sorriso no rosto e tratar todos os colegas de trabalho e clientes com gentileza. Você pode nunca alcançar o equilíbrio perfeito entre vida profissional e pessoal. Mas sua família sempre se lembrará do tempo que criou para almoçar com seus pais ou teve tempo livre suficiente para tirar aquelas férias em família.

Mais uma vez, a autoria desses tipos de histórias de vida não acontece por acaso. Viver sua melhor vida possível com o dinheiro que você tem é um processo que combina visão de longo prazo com planejamento intencional. Se você precisar de ajuda para escrever seu próximo capítulo, entre em contato e podemos conversar sobre nosso processo de Planejamento Patrimonial Centrado na Vida, sua vida, seus objetivos e seu legado.

Leia também: Seguro Viagem: pandemia recua e viagens retomam o crescimento

Siga nosso Instagram: @overclubfamilyoffice

Compartilhe:

Publicado por

Walter Moreira Neto, CFP®

Graduado pela Macquarie University (Business) e Masters em International Business pelo International College of Management Sydney (ICMS), morou em Shanghai, China, onde concluiu sua tese "Real Estate in China" pela Fudan University.
Sócio-fundador do Overclub Family Office e Ryde Corretora de seguros, é Consultor de Valores Mobiliários autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Planejador Financeiro, CFP®️

Overclub Falily Office

Deixe um Comentário