5 passos para lidar com a preocupação de um pai idoso

Overclub Falily Office

À medida que seus pais começam a se estabelecer em sua fase final de vida, sua saúde, residência e finanças podem se tornar pontos importantes no planejamento de aposentadoria.

Isso é ainda mais verdade se você for a pessoa designada pelo seu pai idoso a cuidar da sucessão.

Não há uma maneira simples de enfrentar todos os desafios, principalmente emocionais, associados ao cuidado de um pai idoso. Acredito que essas cinco etapas ajudarão você a obter a ajuda necessária para garantir que seus pais estejam seguros, cuidados e financeiramente seguros.

1. Convoque uma reunião de família

Não há duas famílias iguais, mas na maioria dos casos, você vai querer reunir todos os irmãos e familiares próximos para uma discussão aberta e honesta. Se seu pai está lidando com um problema de saúde sério, não tape o sol com a peneira. Esconder os fatos agora só levará a mágoa, ressentimento e mau planejamento.

Dependendo da condição dos seus pais, você pode considerar dividir um cronograma de cuidados ou visitas. Até mesmo participar de pequenas tarefas do dia a dia, como ajudar a mãe ou o pai a ir ao supermercado.

Se você está pensando em tomar uma decisão mais séria, como uma casa de repouso para idosos, certifique-se de dar a todos a oportunidade de expressar opinião sobre o assunto. Tente manter a conversa o mais positiva e focada na solução possível. Empregar um mediador ou conselheiro familiar para facilitar pode ser uma boa opção se você estiver preocupado que antigos problemas familiares possam transbordar e impedir uma resolução sólida.

2. Não tente ser pai

Mudar do papel de filho adulto para cuidador será uma transição difícil para você e seus pais. Não tente fazer tudo de uma vez só e muito rápido. Idosos que sentem que estão sendo “bebês” são propensos à depressão ou explosões perigosas de independência, como pegar as chaves do carro ou se recusar a tomar remédios.

Uma abordagem melhor é tentar enquadrar seus cuidados como uma forma de se envolver mais na rotina atual de seus pais. Sente-se no jogo de cartas semanal do seu pai. Coloque os eventos esportivos e de desempenho dos netos no calendário deles e ofereça transporte. Traga um prato extra para um jantar. Leve a mãe ao cinema…

3. Reúna o essencial

Se seus pais não mantêm todos os documentos importantes em um local, agora é a hora de coletar, copiar e arquivar coisas como:

– Identificação (carteira de habilitação, passaporte, certidão de nascimento, certidão de casamento, etc.)

– Registros bancários

– Títulos de casas e títulos de veículos

– Registros de apólices de seguro

– Registros de contas de investimento

– Testamentos, empresas Offshore, Trust

Procuração

Wish Letter

– Informações de login para contas online importantes (bancos, assinaturas, mídias sociais)

Pode haver outros documentos que sejam exclusivos da situação de vida ou financeira de seus pais.

Podemos ajudá-lo a fazer uma lista abrangente. Inclusive, no Overclub arquivamos todos os dados relevantes para que no evento do pior, a família tenha pelo menos a tranquilidade que a sucessão será feita rápida e da forma como foi planejada.

4. Junte-se a nós

Comece a frequentar as consultas médicas. Não tenha medo de fazer perguntas que o ajudarão a se familiarizar com a condição médica de seus pais e ajudar com qualquer cuidado em casa, como medicamentos prescritos.

Peça também ao seu pai para apresentá-lo ao seu Family Office, advogado e contador. Certifique-se de que os profissionais relevantes tenham todas as informações importantes sobre mudanças na saúde, capacidade mental ou situação de vida de seus pais.

5. Planeje os próximos passos

Em algum momento, seu pai idoso pode não ser mais autossuficiente. Quanto mais cedo você e seus familiares próximos decidirem sobre um plano de ação, melhor. Você ou alguém da sua família tem espaço, tempo e recursos para acolher seus pais? Como os irmãos que não cuidam ou outros membros da família podem contribuir com os custos de vida associados?

Em muitos casos, uma casa de repouso para idosos é uma opção mais realista. Mas esteja ciente de que o seguro saúde de seus pais provavelmente não cobrirá esses custos. Se seus pais não tiverem patrimônio suficiente para arcar com os cuidados de fim de vida, você e seus familiares próximos podem precisar realizar outra reunião para discutir como pagar por uma casa de repouso.

Nenhuma dessas etapas é fácil e nenhuma das opções associadas à sua família será perfeita. Quanto antes você nos informar sobre como cuidar de um pai idoso pode afetar sua situação financeira, mais cedo poderemos começar a trabalhar no lado do dinheiro para que você possa se concentrar em dar à sua família o amor e o apoio necessários durante esse período difícil.

Leia também: Planejamento de sucessão: devo transferir minha empresa para um membro da família?

Siga nosso Instagram: @overclubfamilyoffice

Compartilhe:

Publicado por

Walter Moreira Neto, CFP®

Graduado pela Macquarie University (Business) e Masters em International Business pelo International College of Management Sydney (ICMS), morou em Shanghai, China, onde concluiu sua tese "Real Estate in China" pela Fudan University.
Sócio-fundador do Overclub Family Office e Ryde Corretora de seguros, é Consultor de Valores Mobiliários autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Planejador Financeiro, CFP®️

Overclub Falily Office

Deixe um Comentário