5 aspectos que você deveria focar em seu planejamento patrimonial

Overclub Falily Office

Investir durante a volatilidade do mercado pode ser como dirigir durante uma tempestade. Seu melhor plano de ação é se concentrar no que você pode controlar e continuar progredindo em direção ao seu destino.

Pense em seu planejamento patrimonial como um GPS em que você pode confiar para mantê-lo no caminho certo mesmo quando for difícil ver o caminho a seguir.

Planejamento Patrimonial: os 5 aspectos

Aqui estão cinco aspectos do seu planejamento patrimonial que recomendamos focar até que essa tempestade passe… para então, nos preparar para enfrentar a próxima.

1 – Seu gasto

A maior influência no sucesso do seu planejamento patrimonial não tem nada a ver com os mercados. É como você gerencia seu orçamento doméstico. Por mais simples que pareça, conselhos antigos “Gaste menos do que ganha” realmente fornece um plano sólido para construir riqueza e suportar a volatilidade do mercado. E se você ainda não tem um orçamento, o início e meio do ano são ótimos momentos para definir um. Preste atenção especial a quaisquer cobranças recorrentes que você mal usou no ano passado, como serviços de streaming, assinaturas de revistas ou associações de clubes.

2 – Sua dívida

Suas faturas de cartão de crédito do mês estão um pouco mais altas do que costumam ser? Parabéns, se você fez um orçamento e conseguiu ficar bem perto disso. Caso contrário, revise seu novo orçamento doméstico e procure maneiras de pagar essas e outras dívidas domésticas, em vez de chutar a lata – e os crescentes pagamentos de juros – no próximo mês. Esteja o mercado em alta ou em baixa quando seu próximo extrato chegar, quaisquer cobranças que você não pagar este mês estarão esperando por você.

3 – Seu investimento automatizado

Decidir se deve ou não investir quando o mercado está em queda pode ser muito estressante. Em parte, isso ocorre porque tentar acertar o melhor momento para investir é impossível. Uma estratégia muito mais confiável é fazer aportes regulares e automáticos.

Cadastre em seu internet banking transferências periódicas para sua conta de investimento.

Com base nas suas metas de longo prazo, que você já discutiu com a empresa que te auxilia na organização de seu patrimônio, é possível alocar esse recurso para balancear, diversificar e rentabilizar seu portfólio.

4 – Seu telefone celular

A tecnologia nos permite ser mais transparentes com nossos clientes e mantê-los envolvidos no processo de planejamento ao longo do ano. Mas só porque você pode verificar os saldos de sua conta a qualquer hora, não significa que você necessariamente deveria. Da mesma forma, atualizar constantemente suas mídias sociais e feeds de notícias para as últimas informações financeiras só fará com que o nervosismo normal do mercado pareça um terremoto.

De acordo com um estudo da Charles Schwab, de 2000 a 2019, ocorreram quedas de pelo menos 10% em 11 anos no S&P 500. Os retornos anuais em seis desses anos foram positivos, com um ganho médio de aproximadamente 6%.

Em outras palavras, as quedas do mercado raramente são motivo de alarme; elas são apenas uma característica do ato de investir. E, embora o desempenho passado não seja garantia de retornos futuros, o mercado sempre subiu no longo prazo.

5 – Sua linha de vida

Um plano financeiro sólido não deve apenas construir riqueza. Deve ajudá-lo a viver a sua melhor vida possível em todas as fases da sua vida. E à medida que essa visão de uma vida melhor muda, seu plano deve ser capaz de mudar com ela, independentemente do que está acontecendo nos mercados.

Em vez de se preocupar com o que pode ou não acontecer com seus investimentos amanhã, entre em contato com o Overclub e vamos discutir as transições de vida que você sabe que estão por vir, as metas que deseja alcançar e como nosso processo de planejamento patrimonial centrado na vida pode ajudar a prepará-lo para o próximo evento em sua vida.

Estudo Charles Schwab

 

Leia também: Previdência e Sua Importância no Planejamento Patrimonial

Siga nosso Instagram: @overclubfamilyoffice

Compartilhe:

Publicado por

Walter Moreira Neto, CFP®

Graduado pela Macquarie University (Business) e Masters em International Business pelo International College of Management Sydney (ICMS), morou em Shanghai, China, onde concluiu sua tese "Real Estate in China" pela Fudan University.
Sócio-fundador do Overclub Family Office e Ryde Corretora de seguros, é Consultor de Valores Mobiliários autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Planejador Financeiro, CFP®️

Overclub Falily Office

Deixe um Comentário