Family Office: O que é e para que serve

Overclub Falily Office

Family Office, basicamente, é uma estrutura que cuida da administração do patrimônio de algumas famílias de uma forma profissional.

 

É muito comum este tipo de estrutura nos países mais desenvolvidos.

De uma forma geral, a função do Family Office é centralizar a administração de diversos aspectos que envolvem a gestão de um patrimônio.

Basicamente, temos dois tipos de Family Office: O Single Family Office e o Multi Family Office.

Se preferir, ouça o Podcast

 

Se preferir, assista ao vídeo

Single Family Office

O Single Family Office, como o nome já diz, basicamente são famílias que possuem uma única estrutura para cuidar de todo o seu patrimônio.

Multi Family Office

O Multi Family Office é uma estrutura que cuida de diversas famílias ao mesmo tempo. Até por esse motivo, o Multi Family Office costuma ter o ticket de entrada bem menor do que o Single Family Office.

Em países desenvolvidos, geralmente, as pessoas cogitam montar um Single Family Office a partir de uns 100 milhões de reais, enquanto que um Multi Family Office varia, mas a partir de 5 milhões de reais já é possível contar com esse tipo de assessoria.

Famílias com patrimônio elevado demandam mais do que somente a gestão de recursos. Essas famílias demandam a consultoria de uma forma mais abrangente e sofisticada de diversos aspectos do patrimônio de uma forma global, isenta de conflitos de interesse e independente.

Serviços do Multi Family Office

Os serviços de um Multi Family Office variam, mas alguns serviços são mais comuns, então vou falar alguns que talvez façam mais sentido:

1 – Planejamento Patrimonial

O primeiro de todos e, na minha opinião, o mais importante, é o Planejamento Patrimonial robusto, que significa, basicamente, um mapa patrimonial da vida dessa família, para entender quais são os riscos a que essa família está exposta, montar um plano de ação para eliminar, ou pelo menos, diminuir esses riscos que podem comprometer todo esse patrimônio.

Outro ponto desse mapa patrimonial, é avaliar e entender se o padrão de vida dessa família é compatível com o patrimônio. E de novo, montar um plano de ação e adequar esses dois cenários.

Planejamento patrimonial é muito importante e deve ser revisado minimamente todos os anos, e é a partir desse planejamento patrimonial que vão surgir diversos outras soluções que vou falar mais agora.

2 – Gestão de Fortuna ou Wealth Management

É a partir do planejamento patrimonial que o Family Office consegue montar uma política de investimentos que faça sentido, que seja alinhada com esse planejamento para proporcionar a manutenção e aumento de poder de compra dessa família. Fazendo uma alocação global de recursos, não somente no Brasil, com ativos domésticos, mas sim de uma forma mais ampla e internacional.

3 – Gerenciamento de Ativos Ilíquidos

Outro serviço no Multi Family Office é o gerenciamento de ativos ilíquidos, a parte de Real Estate, a parte imobiliária. Aí difere um pouco o serviço de cada Family Office, pois alguns consolidam todos os investimentos e conseguem mostrar como esses investimentos se comportam em relação a toda sua carteira de investimentos.

E outros, que além de consolidar e mostrar para você como seu patrimônio global se comporta, fazem uma consultoria com relação à administração desses imóveis. Quais aqueles que estão alinhados com seu planejamento, quais aqueles que não estão alinhados com seu planejamento, aquele que merece sair do seu patrimônio e aquele que merece fazer parte daquele patrimônio.

Ou seja, você consegue ter uma visão global, tanto dos seus ativos patrimoniais financeiros, quanto dos seus ativos patrimoniais ilíquidos, ou a parte imobilizada.

4 – Planejamento Sucessório

Planejamento Sucessório é a transferência de riqueza e de patrimônio entre as gerações. Muitas famílias se preocupam como fica a qualidade de vida na ausência do patriarca.

Ou seja, quais cuidados são importantes que essa família tome para evitar ou para facilitar essa sucessão.

Então, quando falamos de sucessão aqui no Brasil, temos um imposto estadual chamado ITCMD, que em São Paulo, por exemplo, é de 4%, mas se formos para o âmbito internacional, Estados Unidos por exemplo, pode girar em torno de 40%, o que torna o planejamento sucessório bem relevante.

Por isso, é muito comum esse serviço ser feito dentro de um Family Office, tanto para facilitar essa sucessão, como para evitar conflito entre os herdeiros, quanto para, dentro da lei, conseguir pagar menor quantidade de imposto possível e deixar essa família com liquidez suficiente para conseguir acessar o patrimônio, para conseguir desembaraçar o inventário.

5 – Planejamento Tributário Local e Internacional

Outro serviço é o planejamento tributário local e internacional, ou seja, todo esse planejamento tributário que vai envolver alocação de recursos de uma família. Nos Estados Unidos, eles costumam chamar isso de Tax Minimization, ou seja, uma parte muito importante também do trabalho de um Family Office.

Basicamente, esse serviço consiste em avaliar qual a melhor estrutura para que a família consiga ter o maior diferimento de imposto. Ou seja, dentro da lei, como é que conseguimos pagar a menor quantidade de imposto possível.

Por exemplo, aqui no Brasil temos opções de fazer investimento direto, então alguns investimentos que você tem isenção na pessoa física valem a pena fazer, enquanto que outros investimentos, dependendo do patrimônio da família, faz mais sentido montar um fundo exclusivo, que tem um diferimento fiscal por que ele não incide come-cotas, isso se ele for um fundo exclusivo do tipo fechado.

Se falarmos de uma alocação internacional, precisamos definir e entender se vale a pena fazer um investimento direto na pessoa física, se vale a pena, por exemplo, montar uma offshore, uma empresa, se consegue ter um diferimento muito bom dentro dessa empresa, ou, dependendo da sofisticação dessa família, montar uma estrutura de um Trust.

Ou seja, todo esse arcabouço para entender qual é a melhor estrutura faz parte total de um serviço de Multi Family Office.

6 – Gerenciamento de Riscos

Outro ponto é o gerenciamento de riscos. Por exemplo, normalmente uma família que é atendida pelo Family Office, ela não está muito preocupada em saber se ela vai ter ou não um patrimônio para arcar com algum problema.

Por exemplo, imagine a seguinte situação: uma família tem um determinado problema de saúde e a melhor solução para essa família seria uma cirurgia nos Estados Unidos onde talvez esse tratamento tivesse 80% mais eficácia do que no Brasil.

Você acha que essa família hesitaria em colocar a mão no patrimônio e ir fazer uma cirurgia nos Estados Unidos mesmo que isso seja 10 vezes mais caro? Não.

Então quando estamos falando de seguro, de proteção ou de planejamento de riscos, no Family Office a visão é completamente patrimonial, ou seja, neste exemplo é muito importante que a família tenha um seguro saúde amplo e com uma alta cobertura para grandes eventos, não necessariamente para uma consulta médica. Então esse é o olhar de um Family Office. Todo esse arcabouço que envolve o planejamento de risco tem essa visão.

7 – Lifestyle Management

Basicamente eu falei dos serviços mais comuns que o Family Office pode oferecer. Tem mais um que gostaria de falar, que não é muito comum no Brasil, mas acredito que fique cada vez mais comum para todo mundo. É muito comum em países desenvolvidos como Suíça, Reino Unido, Estados Unidos, que é Lifestyle Management.

Muito se fala nos Multi Families Offices como que a família consegue fazer a manutenção e aumento de poder de compra para que consiga viver um padrão de vida que escolheu.

Mas a grande verdade é que o olhar normalmente está sempre no futuro, quando o importante também é o viver agora, então a parte do Lifestyle Management no Multi Family Office é muito relevante. De fato, ajudar aquela família a viver agora. Entender com aquela família o que é importante para ela.

Algumas famílias gostam de viajar e outras famílias gostam de comprar bens de luxo, estar com a família, viajar para a praia, ir a shows. Então é muito importante que o Family Office entenda claramente, num papo muito honesto com essa família, como pode ajudar.

Então, dentro da estrutura do Multi Family Office, é comum um concierge, não tanto aqui no Brasil, mas em outros países. Um concierge faz a reserva no restaurante preferido da família, acesso a um ticket de um evento, de um show que essa família gosta, ou até planejar uma viagem para a Grécia, por exemplo. Esse é o papel do Lifestyle Management.

Espero que vocês tenham gostado. Se puder, se inscreva no canal do Youtube para assistir a outros vídeos sobre esse e outros assuntos.

Family Office

Algumas famílias gostam de viajar e outras famílias gostam de comprar bens de luxo, estar com a família, viajar para a praia, ir a shows. Então é muito importante que o Family Office entenda claramente, num papo muito honesto com essa família, como pode ajudar.

Compartilhe:

Publicado por

Walter Moreira Neto, CFP®

Graduado pela Macquarie University (Business) e Masters em International Business pelo International College of Management Sydney (ICMS), morou em Shanghai, China, onde concluiu sua tese "Real Estate in China" pela Fudan University.
Sócio-fundador do Overclub Family Office e Ryde Corretora de seguros, é Consultor de Valores Mobiliários autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Planejador Financeiro, CFP®️

Overclub Falily Office

Deixe um Comentário