Bolsa de Valores: Qual o Melhor Momento para Investir?

Postado em
Overclub Falily Office

No momento em que produzi este conteúdo, a Bolsa dos Estados Unidos, medida pelo S&P500 nos últimos 10 anos, subiu aproximadamente 890% em reais, ou seja, o equivalente a 26% ao ano de retorno. Será que depois de tanto tempo de rentabilidade tão agressiva na Bolsa dos Estados Unidos, esse é o melhor momento para se expor?

Mesmo aqui no Brasil, com a vinda da eleição em 2022, será que esse é o melhor momento para se expor na bolsa? Ou será que a melhor estratégia é esperar e aguardar as coisas se definirem, visto que provavelmente esta será a eleição mais polarizada na história do Brasil?

Qual será a melhor atitude, a melhor ideia, estratégia de investimento a seguir na parte que cabe à renda variável? Bolsa de valores, qual o melhor momento para você investir? Esse é o tema de hoje.

Se preferir, assista ao vídeo

Melhor estratégia para bolsa de valores

Bolsa de Valores, qual é a melhor estratégia, o melhor momento para você investir?  Vou tentar responder à pergunta com um artigo que a Instituição financeira Charles Schwab fez com um estudo, muito interessante, hipotético onde $2000 foram dados para cinco investidores diferentes, para que eles investissem na bolsa de valores de Estados unidos, medida pelo S&P500, durante 20 anos. Os investimentos foram até 2020. Quais são os cinco perfis, cinco estratégias diferentes?

Experimento

O primeiro eles chamam de Peter Perfect. Quem é esse cara e qual a estratégia dele? Ele simplesmente tem uma bola de cristal e sabe exatamente qual é o melhor momento para investir no ano, então ele recebe esses r$ 2000 e no momento que a bolsa tiver o melhor valor ele vai lá e aporta esses $2000 e faz isso durante mais 20 anos. Por exemplo se o melhor valor da bolsa em 2018 foi em 20 de março, ele vai pegar os dois mil e investir 100% desse valor.

A segunda pessoa, a Ashley Action investe da seguinte maneira, ela recebe no dia primeiro de janeiro, assim como os outros investidores esses $2000, e ela simplesmente pega este valor e aloca independente de qualquer coisa.

O terceiro investidor, o Mathew, ele tem uma maneira um pouco diferente de investir. Ele pega esses $2000, divide em 12 e mensalmente aporta o valor de $166. Ele faz o que chamamos de Dollar Cost Average (que é você todos os meses fazer como se fosse o preço médio para investir).

O quarto tipo de investidor, que chamam de Rose, que diferentemente do Peter, ela é péssima e muito azarada, logo, ela investe exatamente no pior dia do ano. Então, se o pior dia do ano por onde o sp500 está na maior pontuação, por exemplo em 25 de dezembro, pega esses $2000 e investe nesse dia.

O Larry, último investidor, é a pessoa procrastinadora que quer esperar o melhor momento para entrar na bolsa de valores, e ele tem medo de situação atual. Então ele pega este valor, não investe na bolsa E investe nos títulos públicos norte-americanos. Dentro desses cinco perfis, qual é o resultado que vocês imaginam que deu nesses investimentos?  Qual foi a estratégia que teve o melhor resultado e qual foi a estratégia que teve pior resultado?

Resultado

Obviamente quem teve o melhor resultado foi o Peter, com a sua estratégia da bola de cristal que era investir os $2000 na menor pontuação da bolsa durante 20 anos. Peter conseguiu $151000 de resultado.

Nada mal, mas quero chamar atenção para duas coisas:  tanto a Ashley – que investia no primeiro dia do ano – quanto o Mathew – que pegava o valor e dividia em 12 partes investindo mensalmente o mesmo valor.

Esses dois tiveram um resultado muito próximo do Peter Perfect, ou seja, não teve uma diferença tão grande assim você saber o melhor ponto para a entrada. Você fazer um investimento imediatamente depois que recebe o dinheiro ou dividir o valor 12 parcelas de fazer esses aportes, $135000 e $134000 respectivamente.

Um outro ponto muito curioso, que é mesmo Rose, que é a investidora mais azarada, que investia no pior dia do ano, durante esses 20 anos ainda assim teve um resultado muito melhor do que o procrastinador, o Larry, que não conseguiu gerar resultados.

Ela ganhou $121000 contra apenas $44000, uma diferença absurda. Então para você que imaginava que acertar o melhor momento do mercado ia trazer muita vantagem, tá errado.  Nesses 20 anos de estudo, fazer tanto investimento imediato depois que você receber o valor ou dividir ele e fazer investimentos mensais se tornou uma estratégia muito assertiva e muito próxima do investimento de bola de cristal, que nós sabemos que é impossível de replicar.

Novos estudos

Tudo bem, mas você deve estar pensando, “mas Walter, aqui você sempre nos diz que investimentos na Bolsa são para longo prazo, então talvez sejam especificamente esses 20 anos – de 2000 e 2020 – nesse estudo geraram esses resultados, isso não necessariamente isso aconteceria em outros períodos, no futuro não sabemos o que vai acontecer”. E se olhássemos esse estudo no passado?

Foi exatamente isso que a Charles Schwab fez. Repetiu o estudo em outras janelas móveis, como de 1926 em diante. A janela móvel funciona da seguinte maneira, por exemplo, de 1926 a 1945, depois de 1927 a 1946, e assim sucessivamente.

Avaliaram o resultado e impressionantemente, de 76 janelas, em 66 delas, o equivalente a 87% das vezes o resultado foi exatamente igual, o que significa que a ordem deste ranking, permanece a mesma – Peter com a bola de cristal, Ashley investindo diretamente, Mathew fazendo o preço médio do dólar, Rose, investindo no pior momento possível e o Larry, que sempre procrastinava e não investia.

É um resultado bastante convincente, mas tivemos 10 janelas onde este resultado não aconteceu, vamos verificar como foram esses períodos e qual foi a ordem das estratégias.

Investimento imediato

Vamos entender como ficou a estratégia de investir imediatamente. Ela ficou em segundo lugar na posição que ela ocupava normalmente durante mais 4x, totalizando 70 de 76 períodos em segundo lugar (que na verdade é a primeira, já que a estratégia do Peter é impossível e isso precisa ficar bem claro). Isso equivale a 92% das vezes.

Ficou em terceiro lugar com a terceira melhor estratégia em 6% das vezes. Ou seja, essa estratégia de investir imediatamente sem se preocupar com o momento foi entre a segunda e a terceira melhor estratégia em 99% das vezes, visto que ficou em terceiro lugar mais 5x. Nunca ficou como a pior estratégia e ficou somente 1x, em 76 períodos, como a quarta estratégia, no período de 62 a 81, mas tem uma peculiaridade sobre esse período, onde a Bolsa de Valores foi muito fraca, e o terceiro, segundo e quarto lugares ficaram praticamente empatados no ranking.

Padrão formado

E o estudo foi além, verificando ao invés de janelas móveis de 20 anos, verificando 30 anos, 40 anos e 50 anos, todas começando em 1926 e verificando os resultados. Se conseguirmos descartar as vezes onde investir imediatamente troca de lugar com investir mensalmente, o ranking ficou exatamente igual, seguindo o mesmo padrão em todas as janelas: Peter em primeiro lugar com a bola de cristal; em segundo lugar, investir imediatamente ou fazer o Dollar Cost Average; em terceiro lugar ficou a Rose, que teve o pior momento para investir; e em quarto lugar o procrastinador, Larry, que não investia de jeito nenhum.

Ou seja, tanto na janela de 10 anos quanto na de 30, quanto na de 40, quanto na de 50, na grande maioria das vezes o padrão foi exatamente igual e nas 10 x do estudo de 20 anos, em que o resultado não foi igual, a estratégia de investir imediatamente ficou em segundo ou terceiro lugar.  Em somente 1% das vezes foi a quarta melhor estratégia, por conta de um período muito específico onde a Bolsa de Valores foi muito mal.

Conclusão

Enfim, se você não sabe se agora é o melhor momento para investir, se você não tem muita certeza sobre essa resposta, não se preocupe. Não é essa resposta que vai fazer de você um investidor com a melhor estratégia.

Acabamos de ver neste estudo científico que investir imediatamente ou dividir o valor que você tem em aportes mensais são as duas melhores estratégias. Não perca tempo querendo saber o melhor momento para investir, pois as chances são altíssimas de você não ter uma bola de cristal e não saber em 100% das vezes qual que é o melhor momento para você investir.

Na prática, para você fazer isso existem algumas possibilidades. Você pode preparar o seu banco uma transferência no dia do mês que você recebe o seu dinheiro e mandar para a instituição financeira e alinhar isso com seu banker, com seu family office, a pessoa que a faz a gestão dos seus investimentos para conseguir alocar essa parte.

Se você achar essa parte complicada, embora seja apenas programar um débito, você pode fazer esse débito automático de um plano de previdência, onde você pode alocar todos os meses ou todos os anos. Lembre-se que a pior estratégia foi a do Larry, que deixou na mesa mais de $76000 por esperar o melhor momento.

Leia também: 4 vieses comportamentais que devemos evitar ao investir

Siga nosso Instagram: @overclufamilyoffice

Compartilhe:

Publicado por

Walter Moreira Neto, CFP®

Graduado pela Macquarie University (Business) e Masters em International Business pelo International College of Management Sydney (ICMS), morou em Shanghai, China, onde concluiu sua tese "Real Estate in China" pela Fudan University.
Sócio-fundador do Overclub Family Office e Ryde Corretora de seguros, é Consultor de Valores Mobiliários autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Planejador Financeiro, CFP®️

Overclub Falily Office

Deixe um Comentário